quinta-feira, 26 de julho de 2007

Nada como um dia depois do outro

Em janeiro deste ano, a equipe da governadora concedeu várias coletivas à imprensa acusando o ex-governador Simão Jatene de ter deixado “um rombo nas contas do Estado”.
As entrevistas foram contestadas, mas ficou a dúvida.
Agora, a mesma equipe da governadora se encarrega de desfazer quaisquer dúvidas sobre o governo anterior. Escreveu, na mensagem da recém-sancionada Lei de Diretrizes Orçamentárias, seu próprio desmentido:

“O Demonstrativo I – Metas Anuais, evidencia que o Estado do Pará, no triênio 2008/2010, voltará a apresentar o equilíbrio de suas contas, mostrando que o desajuste ocorrido no exercício de 2006, foi apenas conjuntural e que não abalou a estrutura fiscal do Estado".

A ansiedade da equipe em denegrir responde por esse e outros micos. Até agora, das dezenas de auditorias e sindicâncias abertas, não há qualquer denúncia formalizada, nem sequer processo administrativo instaurado.

Na mesma mensagem, um atestado de competência para o ex-governador Almir Gabriel:

(...)Um dos marcos na administração pública paraense foi à assinatura em março de 1998, junto a União, do Contrato de Refinanciamento, tendo como parte integrante o Programa de Ajuste fiscal, onde são estabelecias anualmente, metas e compromissos a serem cumpridas pelo Estado, objetivando a busca e a manutenção do equilíbrio fiscal de suas contas públicas.
A sua importância se reverte por dois fatores: primeiro porque seus indicadores fiscais serviram e servem como elemento norteador da gestão dos recursos públicos na esfera estadual; segundo, porque, quando da edição da Lei de Responsabilidade Fiscal em maio de 2000, o Estado já havia equilibrado as suas contas (...)


(Eu transcrevi a mensagem como ela está publicada. Corrija o português, por favor:
primeira linha: o "a" não tem crase;
segunda linha: substituir "junto a" por "com";
terceira linha: "fiscal" com maiúscula; substituir "estabelecias" por "estabelecidos";
quarta linha: substituir "cumpridas" por "cumpridos";
sétima linha: substituir "reverte por" por "reveste de";
nona linha: acrescentar um "a" antes de quando).

Nenhum comentário: